Escrito pela querida amiga e companheira de senda, Miriam Regina Xavier de Barros*, cedido por Vanessa Malagó
A melhor forma de combater os problemas respiratórios típicos do inverno é equilibrar o sistema imunológico. Para entender como isso acontece, vamos conhecer um pouco sobre este incrível sistema de defesa do organismo. O sistema imunológico protege o corpo através de um complexo mecanismo de identificação e eliminação de organismos estranhos, como vírus, bactérias, toxinas, micróbios e parasitas. Além disso, o sistema imunológico faz a retirada de células mortas e de células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo e que, se não forem destruídas, darão origem a tumores. O funcionamento deste mecanismo de proteção e limpeza do corpo depende de que ele esteja equilibrado e nutrido adequadamente.
Quando o corpo está sob stress, todas as suas energias são canalizadas para prepará-lo para fugir ou lutar. Assim, a atividade do sistema imunológico é reduzida, deixando o corpo mais suscetível a enfermidades. A prática de posturas do Yoga propicia a auto-observação, a consciência corporal e mental, contribuindo para a redução do nível de stress e de seus efeitos bioquímicos e psicológicos. Em conseqüência disso, o organismo se equilibra e se torna apto a combater os microorganismos invasores e a eliminar as células mortas e alteradas.
Alguns dos componentes mais importantes do sistema imunológico são: o sistema linfático, o baço, o timo, os glóbulos brancos e os anticorpos.
No sistema linfático, circula um fluido, a linfa, que tem a função de levar água e nutrientes para as células e de carregar toxinas e resíduos para fora delas, já que os vasos sanguíneos não chegam até cada uma das células. À medida que circula pelo corpo, a linfa é filtrada nos nódulos linfáticos, mas não possui uma “bomba” como o sangue, que tem o coração para fazê-lo circular no corpo. As posturas praticadas no yoga ativam a circulação da linfa, permitindo que ela chegue a todas as partes do corpo e favorecendo a nutrição e a drenagem das células.
O baço é um órgão localizado entre o estômago e o diafragma, que filtra o sangue em busca de células estranhas, para que o corpo possa eliminá-las. As posturas de flexão para frente, como a pinça (Paschimottanasana), e de torção, como a Matsyendrasana, realizadas durante a prática de yoga, produzem um massageamento do baço, regenerando-o e estimulando seu bom funcionamento. Estas duas posturas são mostradas respectivamente nas fotos abaixo.
A prática de exercícios respiratórios contribui para que a respiração fique mais lenta e mais profunda, acalmando o corpo, dando tempo para que o ar se aqueça e se umedeça antes de chegar aos pulmões e ajudando a expelir melhor o ar dos pulmões, durante a expiração.
Para que o sistema imunológico possa desempenhar o seu papel de proteção do organismo, devemos praticar yoga com regularidade e complementar a prática com a ingestão de alimentos naturais e saudáveis, como frutas, cereais, legumes e verduras, evitando na medida do possível alimentos industrializados, refinados e com aditivos, como agrotóxicos, conservantes, aromatizantes, acidulantes e corantes.
* Miriam Regina Xavier de Barros é professora de Yoga no Padma Yoga e Terapias e no MahaDevi Yoga, em Campinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.