domingo, 21 de agosto de 2011

Aṣṭāṅga yoga de Patānjali na prática!



O yoga disponibiliza inúmeras ferramentas com suas infinitas variações para limpeza, desintoxicação, tonificação e fortalecimento de todos os aspectos que constituem cada um de nós, seres integrais, compostos por várias dimensões (física, emocional, mental, espiritual) e suas interações.

Essas ferramentas foram sistematizadas por Patānjali em II a.C., em 8 etapas (aṣṭāṅga): yāma (preceitos éticos de comportamento social), nyāma (hábitos pessoais), āsana (posturas e movimentos psicofísicos), prānāyāma (controle da vitalidade pela respiração), pratyahāra (a não identificação com os sentidos), dhārana (habilidade de concentração), dhyāna (estado meditativo)e samādhi (não identificação com a matéria, percepção do Eu essencial) , esse, o objetivo final. As etapas  āsana e prānāyāma  mais difundidas no ocidente, levando a maioria das pessoas a resumirem o yoga apenas nesse dois itens.

Os praticantes de yoga descrevem melhoras significativas em suas vidas em vários aspectos, em todas as dimensões, mesmo praticando apenas as duas partes mais conhecidas (āsana e prānāyāma), pois qualquer etapa que se pratique, inevitavelmente nos leva a praticar todos as outras.

Na dimensão física, sentimos que a prática regular lubrifica as articulações, alonga músculos, tonifica órgãos, rejuvenesce tecidos irrigados com sangue mais oxigenado, assim permitindo a desaceleração dos batimentos cardíacos e regulando pressão arterial (entre outros benefícios fisiológicos já comprovados cientificamente).

Com o funcionamento dessa dimensão otimizada, nos sobra vitalidade para exercermos nossas atividades cotidianas com mais clareza e tranquilidade, para assim podermos refletir e aplicar os conceitos éticos de comportamento e atitudes internas que orientam a forma de pensar, de sentir, de agir e de nos colocarmos no mundo.

Esse conceitos são yāmas* (não violência, veracidade, não roubar, não perversão do sexo e modo de vida simples) e nyāmas* (pureza, contentamento, auto estudo e entrega). A compreensão, incorporação deles nos traz uma atitude reflexiva constante. Faz perceber como um pensamento pode se transformar num desejo, e esse numa ação e quando uma ação pode parecer estar de acordo com o dharma (ou seja, coerente com esses conceitos) mas também pode não estar.

Tomemos como exemplo um āsana simples, porém vital, paśmotanāsana, para o qual, inicialmente senta-se no chão com as pernas estendidas á frente e o tronco flexionado em direção às pernas com a atenção na respiração, mantendo-se entre o conforto e o auto esforço durante a permanência na postura ou durante os movimentos para “entrar” ou “sair” dela.

Mesmo com essas orientações básicas, é exigido que o praticante esteja atento e concentrado em todos os itens que  o āsana pressupõe, física e emocionalmente (por isso é traduzido por postura psicofísica). O prānāyāma é  vivenciado pela forma com que se propõe a respirar, de acordo com o benefício que se deseja conquistar. Todos esse itens sendo praticados simultaneamente exige que o praticante não se deixar distrair pelas informações percebidas pelos órgãos sensoriais (pratyahāra) e assim, leva a concentração (dhārana).
O pressuposto emocional do āsana, além dos itens citados acima (yāma e nyāma), abrange os para assim poder levar o praticante a experimentar estados meditativos (dhyāna, que por si já resulta em muitos benefícios, como já comprovados em inúmeras pesquisas**).

A familiaridade com esse estado meditativo permite o praticante a vivenciar samādhi (percepção do Eu essencial), envolvendo assim as oito etapas descritas por Patānjāli.

Podemos experimentar alguns benefícios imediatos com a postura, mas uma prática regular, orientada por um professor que esteja “alinhado” com seus objetivos, para juntos construírem uma prática adequada que considere sua individualidade, vai ajudar a chegar cada dia, a cada aula, a cada respiração, mais perto das percepções e benefícios mais sutis que o yoga pode proporcionar.

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Aulas Regulares

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Aulas on-line:

segunda, das 18:30h às 20h (aṣṭāṅga vinyasa yoga)

quarta, das 18:30h às 20h (aṣṭāṅga vinyasa yoga)

quinta, das 19h às 20:15h (vinyasa yoga com fundamentos de Iyengar Yoga e Hatha Yoga Dinâmico)

sexta, das 19h às 20h (meditação)

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Aula avulsa/experimental: R$70,00


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Informações: (19) 992902199

ou @mahiyogabr

Mahi, significado da palavra:


Mahi é declinação da palavra em sânscrito Mahin, que traduz-se por terra, natureza.

Este nome representa e intensão em despertar a consciência quanto a nossa verdadeira natureza, tornando nossa ligação com a terra (elemento que nos conecta com a materialidade), ou com a Terra, mais efetiva.

Grata a Glória Arieira pelos ensinamentos e inspiração nesse trabalho, do nome ao coração dele.

Que o dhārma seja cumprido.

Bem vindos, namaste!
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