Um grupo de 20 funcionários e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp chega todas as terças e quintas-feiras na faculdade, às 7 da manhã, para praticar aulas de yoga. Deitados em colchonetes e orientados pela professora Thais Adriana Cavalari, eles fazem posturas específicas para equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento muscular, exercícios respiratórios e meditação. O projeto, elaborado pelo Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis), do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, conta com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp. Há fila de espera para a próxima turma.
“Há posturas que massageiam os órgãos e melhoram o funcionamento do sistema gastrointestinal, por exemplo. Pessoas com ansiedade, estresse e insônia tendem a ter uma melhor noite de sono com a prática do yoga. Os benefícios não são só físicos”, explicou Thais, autora da tese de doutorado “Yoga: Caminho Sagrado”, defendida na Faculdade de Educação da Unicamp no mês de julho deste ano. A orientação da tese foi do professor Adilson Nascimento de Jesus, com co-orientação do professor Nelson Filice de Barros, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Thais busca uma visão científica para o hatha yoga. A pesquisa contou com auxílio financeiro da CAPES.
Silvana Castro De Checchi, que trabalha no protocolo e no arquivo setorial e Wilson Roberto Hofstatter, que trabalha no setor financeiro da FCM, dizem-se satisfeitos com os resultados das aulas. Ambos relatam que após a prática do yoga começam o dia mais dispostos. Na parte emocional, a prática os deixa mais calmos para enfrentarem a rotina de trabalho. “Os exercícios são excelentes e a turma é muito boa. No começo foi difícil, mas aos poucos o corpo vai alongando e vamos acertando o ritmo da respiração”, relatou Silvana. “Pratiquei yoga há dez anos. Parei e estou voltando agora. A gente percebe a melhora da qualidade física, mental e espiritual”, comentou Wilson.
De acordo com a psicóloga e pesquisadora do Lapacis, Pamela Siegel, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apoia a práticas integrativas de saúde desde que baseadas em evidências. Em sua dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre a prática do yoga, Pamela mostra que está atividade milenar pode ser usada como coadjuvante no tratamento da asma, depressão, dores físicas, obesidades e outros.
“É diferente eu chegar para um paciente num Centro de Saúde e dizer que ele está obeso e deve fazer dieta do que colocá-lo num grupo de yoga onde as pessoas vão cultivar um estilo de vida saudável. Ele, por consciência, vai perceber, mudar e cultivar este novo estilo, sem imposição”, explicou Pâmela que pratica yoga há mais de 30 anos e é uma grande incentivadora da modalidade.
Segundo a pesquisadora do Lapacis, nos Estados Unidos, a prática do yoga é uma febre em academias, centros comerciais e comunitários. No Brasil, a Portaria nº 719 do Ministério da Saúde, publicada em 7 de abril de 2011, acaba de inserido o yoga no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta Portaria cria o Programa da Academia de Saúde. O artigo 6 da Portaria diz que no Programa Academia da Saúde “serão desenvolvidas as seguintes atividades: promoção de práticas corporais e atividades físicas (ginástica, lutas, capoeira, dança, jogos esportivos e populares, yoga, tai chi chuan, dentre outros)”. “Essa vertente será muito boa para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre os benefícios do yoga”, explicou Pamela, já elaborando projetos.
Para Nelson Filice de Barros, coordenador do Lapacis, yoga sem estruturação filosófica vira alongamento. O tipo de yoga praticado pelo grupo é o hatha yoga. No hatha yoga os alunos trabalham o yama ou disciplinas que você exerce controle, como a não-violência e o autoconhecimento, e o nyama ou aperfeiçoamento espiritual, numa definição livre do sânscrito. “Enquanto você está fazendo a prática corporal, você experimenta essa dimensão filosófica. Este é um antigo sonho que estou realizando. Trazer para o ambiente do trabalho essa prática psicofísica que produz saúde. Yoga é uma tecnologia da vida coletiva. O sentimento que tenho é que estamos melhorando as relações de trabalho aqui na faculdade por meio do yoga”, disse Nelson.
A inscrição para novas turmas serão divulgadas a partir do próximo ano no site da FCM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.